Fala da relação entre cristianismo e paganismo
Curso: Teologia
Semestre: 3
Disciplina: Historia da Teologia
Atividade: 1
Professor: Wilson Cardoso de Sá
Acadêmico (a): Ricardo Ferreira Martins RGM: 323.1474
Atividade1 - Vale 1.0 ponto (Conteúdo da aula 1)
Fala da relação entre cristianismo e paganismo.
Existem várias semelhanças entre paganismo e cristianismo. Isto devido às influências helênicas predominantes que serviram como moldes em alguns aspectos no momento de formação e inserção da crença Cristã.
Estas influências ocorreram a partir do rompimento das tradições e religiões clássicas, assim surge um novo período de pensamento e reconstrução das verdades denominadas: Período Helênico. Uma das características desse período é a possibilidade de investigar o sentido da vida em todas as suas dimensões, na política, no direito, na arte, nas relações sociais, no conhecimento e na religião.
Juntos trazem os alicerces em que fundamentou a construção das crenças e práticas Cristã. Começando pelo ceticismo que acreditavam na doutrina da inspiração, a tradição Platônica que afirmava a ideia da transcendência, a ideia do valor superior do mundo essencial, a ideia da degradação da alma, a ideia da providência e a ideia da perfeição do ser divino sem a matéria, o estoicismo que acreditava na doutrina do Logos como essência universal, o ecletismo que combinavam a política com preocupação com o estado, religiões de mistério que prometiam uma vida consciente, eterna, em união com deuses e o Judaísmo com sua piedade na Lei. O mundo religioso antigo oferecia uma mescla de vários pensamentos que nortearam a infiltração do Cristianismo na sociedade, ou seja, Deus preparou o evangelho para o mundo e o mundo pra o evangelho.