31141 1
José Luiz Ames* profuni2000@yahoo.com.br Resumo Para Maquiavel, o que confere valor a uma religião não é a importância de seu fundador, o conteúdo dos ensinamentos, a verdade dos dogmas ou a significação dos mistérios e ritos. Importa não a essência da religião e sim sua função e importância para a vida coletiva. A religião ensina a reconhecer e a respeitar as regras políticas a partir do mandamento religioso.
Essa norma coletiva pode assumir tanto o aspecto coercivo exterior da disciplina militar ou da autoridade política quanto o caráter persuasivo interior da educação moral e cívica para a produção do consenso coletivo.
Palavras-Chave Maquiavel, Religião, Política, Estado, Poder
Abstract For Machiavelli, religion is valued not by the importance of its founder, the content of its teachings, the truth of its dogmas or the significance of its rites. It is not the essence of what really matters but its function and importance for collective life. Religion teaches to recognize and respect political rules through the religious commandments. This collective norm could assume the outer coercive aspect of the military discipline as well as the inner persuasive character of civic and moral education for the production of collective consensus.
Keywords Machiavelli, Religion, Politics, State, Power
*
Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Artigo recebido em jan./05 e aprovado em jul./05.
kriterion, Belo Horizonte, nº 113, Jun/2006, p. 51-72.
52
José Luiz Ames
Maquiavel é conhecido pelo propósito, firmado em O Príncipe, de considerar “mais conveniente seguir a verdade efetiva da coisa do que a imaginação desta” (Il Principe, capítulo XV). Na análise do fenômeno religioso, podemos constatar a utilização deste “método”: a religião é examinada a partir de seus efeitos práticos, ou seja, pela capacidade de despertar tanto o medo quanto o amor dos cidadãos a favor do vivere civile. Em
outras