fainor
Baseado no estudo do sistema de Endomembranas e Endosibiose aborda-se nesta contribuição o assunto da células Eucariontes, o conteúdo que faz parte do Citoplasma da Célula Animal e do Vegetal.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAS DE ENDOMEMBRANAS
O sistemas de Endomembranas é um dos maiores entre os compartimentos celulares, está distribuído por todo o citoplasma e é composto por vários subcompartimentos(cisternas, sacos e túbulos) que se comunicam entre si. Em algums locaims, a comunicação é direta enquanto em outros é mediata por vesículas transportadora.as vesículas nascem em compartimento e são transferidas a outro por meio de processos que envolvem perda e ganho de membranas.
O sistema de endomembranas é constituído pelas seguintes organelas: 1- O Retículo Endoplasmático, que compreende dois setores, denominados de liso e rugoso (deve-se considerar ainda o envoltório nuclear); 2- O complexo de Golgi e os Lisossomos.
MEMBRANA PLASMÁTICAINTRODUÇÃO
A membrana plasmática é conhecida como a membrana celular, é uma barreira de proteção que regula o que entra e o que sai da célula. Ha também uma organela conhecida como ospitzenkõrper, que só é encontrada em fungos, e está ligada com crescimento da ponta das hifas. A espessura, a composição molecular e o compartimento metabólico de uma membrana não são fixos, elas podem ser modificadas diferentes vezes durante a vida da membrana.
O citoplasma das células eucarióticas corresponde a toda região situada entre a membrana plasmática e a carioteca.Ele é constituído por um fluido chamado citosol, composta basicamente de água, íons e substâncias nrcessárias á síntese de moléculas orgânicas, onde estão imersas as seguintes estruturas: ribossomos, inclusões citoplasmáticas – são estruturas não mebranosas, temporárias e que geralmente representam formas de reservas de substâncias na célula. As células de glicogênio, por exemplo, podem ficar armazenadas no citosol de células animais ou no de fungos, em