fadiga humana
A fadiga humana pode ser entendida como o estado fisiológico de redução da capacidade de desempenho mental ou físico resultante da falta de sono, vigílio estendida ou atividade fisica que podem prejudicar o estado de alerta e a habilidade de operar com segurança uma aeronave ou desempenhar tarefas relativas à segurança.
Baseia-se nos movimentos da anatomia e fisiologia humanas, a fadiga é considerada um redutor da eficiencia. Para reduzir a fadiga foi proposto principios de economia de movimento relativos ao uso do corpo humano, na disposição do material no local de trabalho e as ferramentas e equipamentos.
Prejudica a vigilância, a atenção, a capacidade perceptiva, a resposta reflexa, o tempo de reação e todo o processo de decisão. Se transpusermos todas estas alterações para a actividade de conduzir facilmente se compreende a perigosidade de a realizar sob o efeito.
Os movimentos humanos tem uma tripla finalidade: primeira evitar movimento inúteis na execução de uma tarefa, evitando movimentos que não leva o funcionário a nada; segunda é a execução econômicas dos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico, que seria uma forma pratica de fazer o trabalho operacional com uma limitação dos movimentos, com movimentos curtos e eficientes; terceira seria a seriação apropriada aos movimentos, ou seja, todos os movimentos seguidos, um movimento dando continuidade ao outro.
Os efeitos da fadiga, diminui a produtividade e qualidade do trabalho, perda de tempo, aumentos da rotatividade de pessoal, doenças e acidentes e diminuição da capacidade de esforços. Sendo um redutor de eficiência.
Eliminando os movimentos desnecessáriso e economizando energia e tempo, automaticamente aumentando a produtividade e a eficiência do trabalho.
A grande maioria hoje em dia vive cansada ou se sente fatigada em razão da vida agitada que levam.
De acordo com especialistas, as causas de fadiga e cansaço nas pessoas, de uma maneira geral, podem ser provenientes