Fisica
Ao nosso redor encontramos diversos tipos de maquinas que realizam as mais diferentes operações desde as mais simples ate as mais complexas. Os circuitos que comandam essas máquinas sãoformados por diferentes componentes que são projetados para executar tarefas especificas. Neste trabalho falaremos das características e funcionamento de alguns desses componentes, sendo eles osdisjuntores, fusíveis, contatores, temporizadores, botoeiras e sinalizadores. Falaremos também da luminotécnica citando diferentes tipos de lâmpadas bem como suas características e aplicações.DISJUNTORES
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causadospor curtos-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos emecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a correnteem virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção,os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica; porem não é recomendável que seutilize o disjuntor para esse fim, pois isso acarreta na diminuição da vida útil do produto.
Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalaçãoelétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.
O disjuntor é composto das seguintes partes: