FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS FIP
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
FILOSOFIA E SERVIÇO SOCIAL
Práticas do Assistente Social nos Serviços de
Saúde
Adriano
Amaro
Wesley
Gomes
Samuel
Lopes
Eliane
EDijoelhia
Sales
Introdução
Na Saúde Pública encontramos situações de negligencia ao atendimento medico, problemas de acesso(acessibilidade), longas filas, infraestrutura inadequada, falta de medicamentos, pelo fato do sistema não responder com as necessidades de toda população. A partir dessas violações de direitos entra a pratica interventiva do assistente social, no qual o Sistema Único de Saúde (SUS) exige esse profissional.
ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DAS(OS)
ASSISTENTES SOCIAIS
As atribuições e competências das(os) profissionais de Serviço
Social, sejam aquelas realizadas na saúde ou em outro espaço sócio ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser observados e respeitados, tanto pelas(os) profissionais, quanto pelas instituições empregadoras. O assistente social deve colaborar nessa ação, mas não é atribuição privativa do mesmo. Cabe ao profissional de Serviço Social fazer uma abordagem socioeducativa com a família, socializar as informações em relação aos recursos e viabilizar os encaminhamentos necessários. Os assistentes sociais devem ter como parâmetros de ação na equipe de saúde:
• Esclarecer as suas atribuições e competências, elaborando junto com a equipe propostas de trabalho que delimitem as ações dos diversos profissionais através da realização de seminários, debates, grupos de estudos e encontros;
• Elaborar, junto com a equipe de saúde, a organização e realização de treinamentos e capacitação do pessoal técnicoadministrativo com vistas a qualificar as ações administrativas(...).
• Incentivar e participar junto com os demais profissionais de saúde da discussão do modelo assistencial e da elaboração de