faculdade
Estilo de DIREÇÃO
O nivel institucional representa a empresa diante dos acionistas, do governo e órgãos reguladores, dos fornecedores, dos clientes e do publico em geral. É responsavel pela condição dos negociosw da empresa, pela sintonia das politicas internas em relação a estrategia empresarial e, sobretudo,é o nivel que dirige a ação empresarial como todo.
Os estilos de direção dependem de suposições dos adminstradores a respeito do comportamento humano dentro da empresa. McGregor distingue duas concepções a teoria X (ou tradicional) ea Teoria Y(ou moderna).
Neste nivel , os admistradores se responsabilizam pelo relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e traça~m a estrategia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos pela empresa.
Teoria X
X leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organição deseja, independente de suas opinião ou seus objetivos pessoais.
Quando um admisntrador imõearbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar externamente o comportamento de trabalho de seus subordinados , ele estara fazendo Teoria X. O fato de ele impor autocraticamente ou de impor suavemente não faz diferença: ambas são formas diferentes de se fazer Teoria X.
Teoria Y
Teoria Y desenvolve um estilo de direção aberto, dinãmico e extremamente democrático, por meio do qual administrar é um processo de criar oportunidades, libertar potenciais , remover obstaculos, encorajar o crescimento individual e fornecer orientação aos a objetivos. A administração, segundo a Teoria Y, se caracteriza pelos seguintes aspectos. A Teoria Y representa o moderno estilo de Direção apregoado pela teoria Comportamental e teorias administrativas posteriores: propoe um estilo de direção participativo e democratico, com base nos valores humanos e sociasi .Enquanto a Teoria X é uma admistração por meio de controles externos impostos ao individuo, a Teoria Y funciona como uma administração por objetivos