BOKEH
O trabalho desenvolvido tem como objetivo expandir nossos conhecimentos através de métodos específicos de pesquisa e de pratica para absorção gradativa e eficaz de diversas técnicas e efeitos que fazem parte do mundo da fotografia.
O efeito bokeh
O bokeh é o “fora de foco com uma proposta”. É o “embaçado com um conceito por trás”.É aquele embaçado que faz a foto parecer bucólica, melancólica, romântica e até “fofinha” .Esses embaçados têm uma qualidade visual alta, e fazem a foto ficar melhor, e não pior. São intencionais, calculados. (Do Japonês boke ぼけ, significa “borrar”) é o termo usado para descrever as fontes de luz fora de foco em uma fotografia. Lentes diferentes produzem um desfoque diferente dependendo da quantidade e formato das lâminas do diafragma. Bokeh é diferente de Nitidez.Nitidez é o que acontece no ponto de melhor foco. Bokeh é o que acontece para longe do ponto de melhor focagem.
A forma e o número de lâminas do diafragma de uma lente "tem pouco a ver com bokeh”.Eles definem a forma do círculo borrão, mas eles não definem como a luz é distribuída dentro desse círculo. Estes círculos não são círculos, mas formas com tantos lados, pois há lâminas. Por exemplo, com cinco lâminas se obtém pentágonos cinco lados como as formas dos destaques fora de foco, em vez de círculos.
Números ímpares de lâminas dará difração e reflexão em torno de estrelas muito brilhantes pontos de luz que têm o dobro do número de pontos que o número de lâminas. Por exemplo, um diafragma de sete lâminas dará uma linda estrela de 14 pontas.
A maneira mais fácil e simples de conseguir o efeito bokeh é usando uma lente rápida, ou seja, uma objetiva que tenha uma abertura grande como f/1.4 ou f/1.8. Uma das melhores para isso é a 50mm.
http://www.kenrockwell.com/tech/bokeh.htm