FACULDADE FARIAS BRITO
QUÍMICA APLICADA A ENGENHARIA-LABORATÓRIO
Solubilidade dos Liquido
FORTALEZA-CE
2015
INTRODUÇÃO
As forças intermoleculares são forças que mantem as moléculas unidas umas as outras. Á exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda á matéria é composta de átomos combinados em moléculas. O termo ligação intermolecular também é seguidamente usado, mas não é adequada, pois ás forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas, que são forças intramoleculáres.
As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto (por exemplo, as ligações covalentes) são conhecidos como as atrações intermoleculares. Estas duas palavras são tão confusamente similares que é mais seguro abandonar um deles e nunca usa-lo, dai usar-se o termo “ligações” para as forças intramoleculares.
OBETIVOS
MATERIAS E EQUIPAMENTOS ULTILIZADOS
- 20 ml de hexano;
-20 ml de álcool etílico puro;
- Solução de Iodo (KI);
-20 ml de água;
-Bastão para agitas;
-Béquer;
-Proveta;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Em um béquer foi adicionado 20 ml de hexano. Ao mesmo béquer, foram adicionados 20 ml de álcool etílico puro. Foram pingadas 04 gotas de Iodo (KI), e posteriormente agitou-se. Esperou se alguns minutos.
Seguidamente foram pingadas gostas de água no béquer, e em seguida agitou-se novamente e observou-se.
POS LABORATORIO
1- Explique o aparecimento das duas fases.
Logo após a junção das substancias e sua agitação, esperou-se alguns segundos, e logo após observou-se que as substancias tinham se dividido em duas fases. A que ficara em baixo era as apolares (agua, iodo, álcool), que haviam se misturado e formado uma só fase. Por fim, a fase de cima foi a polar que não se mistura com as apolares.
2- Indique as fases inferior e superior. Inferior: