Monitoria em conceitos jurídicos fundamentais
Resumo
A monitoria é uma modalidade de ensino – aprendizagem que contribui tanto para o aprendizado dos alunos monitorados quanto para a formação pessoal, acadêmica e profissional do monitor, uma vez que lhe proporciona habilidades importantes e uma indispensável experiência para a futura prática do magistério. Nesse trabalho foi adotado o método qualitativo e bibliográfico. O objetivo desse trabalho é discorrer sobre o programa de monitoria, a atuação do monitor e a sua importância na disciplina de conceitos jurídicos fundamentais, de forma a promover o devido reconhecimento dessa atividade que, embora colabore significantemente para a formação dos alunos monitorados, não é requisitada por estes da maneira esperada.
Palavras -chave: Monitoria; papel do monitor; disciplina
Introdução
A monitoria é uma atividade didática – pedagógica prevista pela lei de Diretrizes e Bases da educação nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB; Lei Darcy Ribeiro). Em seu artigo 84 (Título VIII – disposições gerais) estabelece que os “discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com o seu rendimento e seu plano de estudos.”
Desde então, o programa de iniciação à docência começou a ser inserido nas instituições de ensino superiores. A Faculdade Farias Brito introduziu esse tipo de ação acadêmica no início do ano de 2003, juntamente com o programa de pesquisa jurídica, ambas incluídas no rol de atividades complementares. De acordo com o manual do acadêmico desta faculdade, o programa de monitoria tem duração de um ano e a participação do aluno será aproveitada para efeito do cômputo das horas de atividades