Facul
A Getúlio Vargas também é creditado a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da Câmara dos Deputados - ao Presidente. Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira, muitos deles não devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crédito maior é o estabelecimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), cujo objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho.
Expansão do Anarquismo
A expansão do anarquismo foi rápida nas grandes cidades brasileiras nas primeiras décadas do século XX. Suas propostas de extinção do Estado, a democracia direta, o fim da propriedade privada dos meios de produção e a igualdade social encontraram receptividade entre os trabalhadores naqueles tempos em que o jogo político era exclusividade das oligarquias e praticamente inexistia qualquer proteção ao trabalho. Governo e patrões eram vistos pelos anarquistas como inimigos a serem combatidos a todo custo. Suas idéias eram difundidas por meio de congressos e por uma imprensa própria e, entre outros, destacaram-se como divulgadores do ideário anarquista José Oiticica, Everaldo Dias e Edgard Leuenroth.
Expansão do Comunismo
A partir de 1922, outra corrente se definiu dentro do movimento operário: a dos comunistas. Naquele ano, embalados pela criação do primeiro Estado Socialista na Rússia, militantes brasileiros fundaram o Partido Comunista do