facul
Blend Modes são basicamente operações matemáticas que definem como as cores de objetos sobrepostos devem interagir uma com a outra, o que acaba criando efeitos bem variados. É uma função poderosa, presente na maioria dos programas da Adobe, mas cujos nomes estranhos dos modos podem dificultar um pouco o seu entendimento e espantar o seu uso.
Opacidade padrão
A paleta Transparency do Illustrator controla a opacidade dos objetos, e permite que você aplique Blend Modes a eles. Quando você abre um novo documento no Illustrator e desenha objetos na página, a paleta Transparency exibe que a opacidade padrão é 100% e o Blending Mode é “Normal”. Isso significa que seus objetos são completamente opacos, e suas cores não vão interagir com as cores de outros objetos no nível abaixo.
No momento que você tiver objetos sobrepostos, e mudar o Blending Mode do objeto que está no nível mais alto pra outro diferente de “Normal”, suas cores começam a interagir com as cores dos objetos que estão abaixo.
No Illustrator eles são aplicados em cada objeto. E mais – você pode definir um Blend Mode para o objeto inteiro, e também ter diferentes Blend Modes em cada preenchimento e contorno desse objeto, criando aparências complexas mas simples de manipular.
Para entender como funciona cada Blend Mode, podemos separar a lista em 5 grupos e simplificar a operação básica que cada um faz:
Note que o funcionamento dos Blend Modes é universal, então essa referência também serve para outros programas Adobe que os oferecem. Vou exemplificar cada um usando uma camada com dois degradês em cima de uma arte com variações de tom :
Modos de escurecimento
Darken
Compara cada pixel de cor entre o objeto de cima e o de baixo, e mantém o que for mais escuro, substituindo completamente um pelo outro e muitas vezes criando uma transição de cores um pouco brusca, mesmo que seja um degradê suave.
Multiply
Sem dúvida é o modo de escurecimento mais usado. Ele multiplica os