factos e fenomenos historicos e vida de Agostinho neto
TURMA: A Iº ANO CURSO: BIOLOGIA
DISCIPLINA HISTÓRIA
Fenómenos históricos designam os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento humano. Podemos designar o desemprego, crescimento económico, inflação, riqueza e sua distribuição, como sendo exemplos de fenómenos históricos.
Factos históricos são aqueles factos que depois de muito tempo de ocorridos ele é relembrado por outras pessoas, podemos chamar de fato histórico a independência de Angola, a morte de Agostinho Neto, a comemoração da paz em Angola… VIDA DE ANTÓNIO AGOSTINHO NETO
António Agostinho Neto, nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Catete, Ícolo e Bengo. Licenciou-se em Medicina em Lisboa e em Cabo Verde.
Agostinho Neto dirigiu a partir de Argel e de Brazzaville as actividades políticas e de guerrilha do MPLA durante a Guerra de Independência de Angola, entre 1961 e 1974, e durante o processo de descolonização, 1974/75, que opôs o MPLA aos dois outros movimentos nacionalistas, a Frente Nacional de Libertação de Angola e a União Nacional para a Independência Total de Angola tendo o MPLA saído deste último processo como vencedor, declarou a independência do país em 11 de Novembro de 1975, assumindo as funções de Presidente da República, mantendo as de Presidente do MPLA, e estabelecendo um regime mono-partidário, inspirado no modelo então praticado nos países do Leste europeu.
Durante este período, houve graves conflitos internos no MPLA que puseram em causa a liderança de Agostinho Neto. Entre estes, o mais grave consistiu no surgimento, no início dos anos 1970, de duas tendências opostas à direcção do movimento, a "Revolta Activa" constituída no essencial por elementos intelectuais, e a "Revolta do Leste", formada pelas forças de guerrilha localizadas no Leste de Angola; estas divisões foram superadas num intrincado processo de discussão e negociação que terminou com a reafirmação da autoridade de Agostinho Neto. Já depois da independência, em 1977, houve