Factoring
O tema proposto, Factoring, tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos no sentido de viabilizar a cadeia produtiva de pequenas e médias empresas mercantis ou prestadoras de serviços. A operação é formalizada através de contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa que pretende obter os serviços ou antecipar seus recebíveis.
Surgimento do Factoring no Brasil
As operações de factoring têm sua origem nos séculos XIV e XV, na Europa. O “factor” era um agente mercantil, que vendia mercadorias a terceiros contra o pagamento de uma comissão. Eram representantes de exportadores que conheciam muito bem as novas colônias, custodiando as mercadorias e prestando contas aos seus proprietários. Com o tempo, esses representantes passaram a antecipar o pagamento das mercadorias aos seus fornecedores, cobrando posteriormente dos compradores.Hoje, além dos Estados Unidos, o Factoring é muito praticado e difundido na Inglaterra, Suécia, Noruega, Holanda, Espanha, Itália, França e Bélgica.Entre os países da América Latina, fora o Brasil, o Factoring encontra expressão no México, Colômbia, Peru e Equador.A palavra "Factoring", mundialmente conhecida, a partir do século XVII, não encontra tradução precisa em português.
O Factoring surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC – Associação Nacional de Factoring.
Modalidades de Factoring
A aquisição de ativos de empresas, na modalidade de Factoring, ocorre atualmente, no Brasil, nas seguintes modalidades:
Convencional – Nesta modalidade, a empresa de Factoring compra direitos creditórios ou ativos, oriundos de vendas a prazo. Esta cessão de direitos deve ser documentada através de um contrato de fomento mercantil e notificada pelo empresário (vendedor) ao consumidor (sacado-devedor).
Maturity – Difere da modalidade convencional. Basta que o empresário (cedente), negocie os direitos com a empresa de