Factores determinantes na gestão de recursos humanos
A gestão como qualquer outra de conhecimento, tem sofrido uma evolução ao longo tempo, sendo certo que nos últimos anos se tem assistido a uma série de desenvolvimento sem precedente com o consequente enriquecimento da disciplina e o benefício das organizações e, portanto dos seus membros e da sociedade em geral.
Em boa verdade a história completa da gestão teria de começar uns bons séculos. Moisés é muitas vezes apontado como um dos primeiros responsáveis por um grupo ou organização a tomar decisões que se enquadram no âmbito da gestão, aliás com auxilio de um consultor, seu sogro que lhe terá dado conselhos nomeadamente quanto à forma de organização ficando célebre a sugestão de escolher dez colaboradores que por sua vez coordenariam cem, estes um milhar, com vista a uma melhor coordenação do seu povo.
1) Corrente clássica
Ao longo deste século, as escolas de pensamento em termos de gestão que passaremos a referir sem deixar de apresentar um pequeno apontamento ao período anterior a 1900 podem ser agrupadas em três grandes correntes.
Situamos esta corrente a partir do século XIX com as empresas preocupadas em aumentar o seu rendimento pela melhor utilização dos recursos.
1.1 Abordagem científica
Dentro desta abordagem, citamos como protagonista o americano Frederick Taylor em 1911, define os princípios de direção cientifica do trabalho na sequência das seguintes observações empíricas. O postulado de base da organização científica é que existe uma via, a e a única melhor para executar uma tarefa: one best way. Os quatro princípios fundamentais do sistema de direção cientifica são: * O estudo de todos os conhecimentos tradicionais, o seu registo, a sua classificação e a transformação destes conhecimentos em leis científicas. Decompõe-se cada tarefa em movimentos elementares constitutivos que são cronometrados e depois reconstituídos de forma a minimizar o tempo da sua execução. * A seleção cientifica dos operários e a