Faces do Renascimento
Introdução
O Renascimento foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, os ideais e a nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.
1) O que foi o Renascimento?
→ Humanismo e religião
2) Alguns mestres do Renascimento
3) Renascimento e humanismo filosófico
4) Renascimento e utopia
5) A revolução do conhecimento
6) A medicina entre a ciência e a fé
→ Entre sangrias e orações
7) Ciência e racionalismo
8) A reação do barroco
1) O que foi o Renascimento?
A palavra renascimento ou renascença foi vista pela primeira vez no livro “Vidas dos mais excelentes arquitetos, pintores e escultores italianos”, publicado em 1550 por Giorgio Vasari, e foi usada para expressar a renovação das artes que ocorria na península Itálica.
Todavia, esse conceito se tornou mais extenso, deixando de representar apenas a pintura, a escultura e a arquitetura para incluir também a literatura, a filosofia e a ciência. Foi destacado o aspecto laico da cultura renascentista, a busca do indivíduo, o humanismo, em contraste com o teocentrismo defendido pela Igreja até então.
Nas artes, o Renascimento se caracterizou pelo apego ao Classicismo, ou seja, a valorização dos estilos predominantes na Antiguidade greco-romana. Além disso, adotou-se a perspectiva na pintura.
O refinamento técnico e a valorização do humano na arte renascentista exigiram muitos estudos nos campos da anatomia e da matemática. Este longo processo começou em fins do século XIV e se prolongou até o século XVI. Como o Renascimento se popularizou na península Itálica, as artes foram