Faces do Renascimento; Tempos das Reformas; Absolutismo em marcha.
Aluna: Ana Clara Vieira.
Roteiro de Estudos (capítulo 14, Faces do Renascentismo)
Para Organizar (p.243)
1. Defina os principais aspectos da mentalidade renascentista.
O renascimento foi caracterizado pela busca do indivíduo, o humanismo e o aspecto laico da cultura. Foi o momento de transição entre os pensamentos teocêntricos e antropocêntricos. Caracterizado por ter despertado o humanismo, entendido filosoficamente como a crença nas possibilidades criativas do ser humano, em contraste com o teocentrismo defendido pela igreja. Caracterizou-se, também, pelo apego ao classicismo.
2. Por que as cidades da península itálica foram o berço do renascimento?
As cidades da península itálica foram o berço do renascimento porque eram as mais ricas no final da Idade Média, em contato com o mundo oriental, o que possibilitava o intercâmbio cultural.
3. Qual foi o fator decisivo para a expansão da produção literária a partir do século XV?
O fator decisivo para a expansão de produção literária foi a invenção e desenvolvimento das técnicas de impressão feitos por Johannes Gutenberg.
4. É possível afirmar que o humanismo renascentista rejeitava completamente o cristianismo? Justifique.
Não é possível afirmar que o humanismo renascentista rejeitava completamente o cristianismo, porque assim como na arte, a filosofia do renascimento celebrava o ser o humano, as suas capacidades e descobertas, mas no fundo, desejava conciliá-lo com o mundo divino.
5. Explique o surgimento do gênero literário conhecido como utopia no contexto do renascimento.
O gênero “utopia”, cujos testos idealizavam lugares perfeitos onde reinavam a paz, a justiça, a liberdade e a fartura, surgiu pela inquietação e insatisfação com o mundo da época, caracterizado pelo desconforto, rigor por parte da igreja, mal-estar com injustiças sociais, guerras permanentes e tiranias.
6. Caracterize os aspectos inovadores da arte