Facebook na escola
UeVA
Estagio II
“Facebook na Escola: Educação e Diversão Juntos.”
Francisco Luan Adrião da Silva
Professor: Manoel de Castro Carneiro Júnior
Maio – 2013
Sobral - Ceará
Introdução / Contextualização
As redes sociais estão crescendo de maneira vertiginosa no Brasil. Entre blogs, micro blogs, redes de compartilhamento de fotos, imagens e vídeos, o Facebook é uma plataforma que mistura todos esses elementos e virou unanimidade entre os jovens.
Observando essas tendências e o comportamento dos alunos, o Facebook vem como uma ferramenta de ensino á distância. Ele virá para ser um espaço fora de sala de aula para ampliar os estudos, e que viabilizasse uma interação com os alunos.
O conteúdo do ensino médio é extenso e nem sempre é possível contemplar assuntos da atualidade com a profundidade que mereciam. Dessa forma, o Facebook surgirá como um meio para a postagem de notícias, vídeos, links e arquivos que poderiam interessar aos estudantes.
Problematizarão
- A não aceitação do uso desta ferramenta por muitos professores.
- A falta de equipamentos.
- Manter a atenção dos alunos envolvidos no uso exclusivo do aprendizado.
Questão problema?
- Tem como usar o Facebook junto com o conteúdo de aula e para fins educacionais?
Objetivos
- Mostrar que o Facebook além de ser uma rede social entre pessoas de todo o mundo, pode ser também utilizado para fins educacionais.
Específicos
- Mostrar como pode ser utilizado o Facebook para compartilhamento de conteúdos educativos.
- Mostrar a importância desta ferramenta para difundir conhecimento e cultura.
Hipóteses
- Com as redes socais os alunos tem a possibilidade de conversar com o professor tirando dúvidas, ou ele pode marcar um horário individual ou em grupo para que todos se conectem. É importante dar devolutivas as questões postadas, mas perceber e incentivar que os próprios integrantes do grupo respondam e compartilhem entre