Fabricação do Cimento
1 etapa
Extração: o calcário é a principal matéria-prima para fabricação do cimento. Sua extração pode ocorrer de jazidas subterrâneas ou a céu aberto – situação mais comum no Brasil. Na etapa de extração, utilizam-se explosivos para o de monte de rocha. Outro componente extraído nesta etapa é argila. Em ambos os casos, um plano de gerenciamento de exploração mineral é necessário para preservar o ambiente.
2 etapa
Britagem: o calcário extraído e transportado em caminhões até a instalação de britagem, onde é reduzido a dimensões adequadas ao processamento industrial. Esse tratamento permite eliminar uma grande parte de impurezas presentes no calcário. A argila, por ser mole, não passa pela britagem.
3 etapa
Depósito: calcário e argila são estocados separadamente. Na bala de cada material, um equipamento se encarrega de misturar as cargas, a fim de assegurar uma pré-homogeneização. Neta fase, as matérias-primas são submetidas a diversos ensaios.
4 etapa
Dosagem: o composto de calcário (90%) e argila (10%) é dosado para ser triturado no moinho de cru. Essa dosagem é efetuada com base em parâmetros químicos preestabelecidos – os chamados módulos químicos, que dependem das características composicionais por balanças dosadoras.
5 etapa
Moinho de cru: a farinha crua formada pela mistura de calcário e argila passa por moagem em moinho de bolas, rolo ou barras, onde se processa o inicio da mistura das matérias-primas e ao mesmo tempo sua pulverização, de modo a reduzir o tamanho das partículas a 0,050 mm em média.
6 etapa
Silos de homogeneização: A mistura crua, devidamente dosada e com a finura adequada, conhecida como farinha, deve ter a sua homogeneização assegurada para permitir uma perfeita combinação dos elementos formadores do clínquer. A homogeneização é executada em silos verticais de grande porte através de processos pneumáticos e por gravidade.
7 etapa
Pré-aquecimento (clinquerização): dos silos de homogeneização a