Processo de fabricacao do cimento
CAMPUS CUIABÁ – CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Pesquisa
Processo de Fabricação do Cimento
Alunas: Mirian Marques
Professor: Karyn Ferreira
Cuiabá, novembro/2012
Introdução
O cimento (derivado do latim caementu) é um material cerâmico que em contato com a água produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. O processo de fabricação do cimento é feito através da exploração de pedreiras, com a exploração das matérias primas as quais devem conter determinadas proporções em cálcio, sílica, alumina e ferro. Na extração habitualmente através de explosivos, pretende-se obter blocos com dimensão inferior a 0,5m³. A matéria extraída é passada por um britador com o propósito de se obter material cujo dimensão deve ser inferior a 9 cm.
Fluxograma geral do processo de fabricação do cimento:
Detalhamento do processo: 1. Extração da matéria prima:
* Extração das matérias primas Calcário e Argila, das pedreiras pode ser realizada de forma mecânica ou com explosivo.
2. Britagem:
* O material extraído se encontra em blocos, e torna-se necessário a redução de sua granulometria. (0 – 1000mm) --------- (0 – 30~40mm)
3. Pré homogeneização:
* O calcário, a argila e as matérias primas alternativas e os demais materiais corretivos da composição química das mesmas são misturados e pré homogeneizados por depósito em varias camadas que dão origem á formação de uma pilha de material num edifício, os materiais depositados em pilha é posteriormente retomado de um modo especial que garanta a sua homogeneidade e enviado á moagem de cru, nesta etapa e feito a dosagem dos materiais garantindo assim a qualidade do produto final.