Fabricação de Biodiesel
Acadêmico: Catarina Vespale.
Bioquímica
Fabricação de Biodiesel
Nova Mutum- MT
2011
Bioquímica
Fabricação de Biodiesel
Relatório da aula prática de Bioquímica entregue a professora Gislane Frigo, como quesito parcial de avaliação na disciplina de Bioquímica, do Curso de Engenharia Agronômica da UNINOVA. 15/03/2011.
Nova Mutum-MT
2011
1. INTRODUÇÃO
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais, ou seja, é um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.
A utilização deste produto como combustível apresenta-se um potencial promissor no mundo inteiro, possui uma grande vantagem para ser utilizado em grande escala como combustível para motores diesel comprovando a utilidade dos resíduos na redução dos índices de poluentes na atmosfera.
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, que foi usado na aula pratica é tóxico e provoca queimaduras na pele. Em contato com a pele neutralizar primeiro com vinagre e só depois lavar com água (nunca colocar água diretamente no hidróxido de sódio). O hidróxido também é usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos.
O metanol usado em aula pratica é tóxico provoca cegueira e queimaduras profundas. Em contato com a pele lavar de imediato, em contato com os olhos lavar pelo menos 15 minutos e procurar imediatamente um hospital. O metanol ferve a 65°C, nunca aquecer o óleo a mais de 55ºC. Usar sempre equipamento de proteção, óculos, luvas, jalecos, calça comprida, cabelo preso, calçado fechado. Não respirar os vapores do metanol.
2. OBJETIVO
Este