F13 trabalho gestao de risco de credito
Módulo: MODULO 4 – RISCO DA ATIVIDADE BANCARIA
Atividade: INDIVIDUAL
Título: Posicionamento Crítico Administração de riscos bancários.
Aluno:
Disciplina: GESTAO DE RISCO DE CREDITO
Turma:
Introdução
Toda operação bancária por natureza envolve algum risco, seja um simples depósito, uma aplicação financeira ou uma operação de crédito. Os bancos operam captando recursos no mercado a uma taxa menor e aplicando esses recursos à taxas mais elevadas (spread) e dessa forma compõem suas carteiras. Os riscos podem ser da instituição, de tomadores de crédito e até mesmo do Governo, de quem geralmente, os bancos adquirem títulos que podem ter seus valores diminuídos por causa de instabilidades momentâneas nos mercados financeiros. Por isso há um esforço conjunto de todos os envolvidos em operações bancárias para a diminuição dos riscos inerentes a essa atividade. Quanto maior for o risco de uma operação, mais os bancos cobram, na forma de juros, para a efetivação da operação. O grande objetivo é a administração desses riscos para garantir a continuidade e o crescimento das instituições.
Nessa atividade analisaremos os ricos que são inerentes ao negócio bancário – risco de mercado, rico de liquidez, risco de crédito, risco operacional, risco de câmbio e risco tecnológico, risco de imagem, risco legal e risco de soberania apontando soluções para minimizar, ou antecipar, os impactos ou efeitos dos possíveis riscos.
Riscos da atividade bancária
Conceito de Risco
Possibilidade de que algum acontecimento desfavorável venha ocorrer. Mais especificamente, é a possibilidade de perda financeira. Risco é uma das principais variáveis que afetam os resultados dos investimentos.
Tipos de Risco
1- Risco de Mercado
2- Risco de Liquidez
3- Risco de Crédito
4- Risco de Operacional
5- Risco Legal
6- Risco de Imagem
7- Risco Tecnológico
8- Risco de Câmbio
9- Risco de Soberania
1- RISCO DE MERCADO
Está relacionado a flutuação dos preços de