rendas
Introdução
O presente trabalho pretende ser um manual completo e de fácil consulta para todos os estudantes ou interessados na temática do Cálculo das Rendas.
Na abordagem que fazemos a esta temática procuramos sempre, e para maior facilidade de compreensão de quem utilize este manual, conjugar a componente teórica com os desenvolvimentos práticos mais simplificados. Conscientes da vasta bibliografia que aborda esta temática, procuramos fazer uma selecção dos autores mais reputados da nossa comunidade cientifica e verter neste trabalho os ensinamentos de um grupo catedráticos de excelência, como disso são exemplos professores conceituadíssimos como o Professor Fernando Torres, catedrático do ISE Lisboa, o Professor L. Santos Fernandes da mesma academia, Professor João Lisboa da FEUC. Para maior facilidade de Cálculo e manuseamento apresentamos também em anexo Tabelas Financeiras completas com um formulário explicado das fórmulas mais comuns no Cálculo Financeiro em geral e na temática das Rendas em particular.
Na parte final procuramos também em apêndice fazer uma abordagem prática de vários problemas, que na nossa perspectiva abarcam a totalidade dos Capítulos em estudo.
1. Definições
Designa-se por renda um conjunto de capitais vencíveis em momentos equidistantes. A cada um dos capitais dá-se o nome de termo da renda e o espaço de tempo compreendido entre os vencimentos de 2 termos consecutivos é o período da renda.
1.2 - Classificação
As Rendas podem classificar-se de seguinte modo:
1.2- Quanto ao número de termos 1.2.1 - Renda temporária, quando se tem um número limitado de termos 1.2.2 - Renda perpétua, quando o número de termos é limitado
1.3 - Quanto á sua dependência de factores aleatórios 1. 3.1 - Renda certa, quando a disponibilidade dos seus termos é absoluta, isto é, o