Eça de Queiros
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa que é leccionada no 10º ano do Ensino Secundário e que tem como finalidade o estudo de um dos maiores escritores portugueses nomeadamente Eça de Queirós.
Procuro então assim satisfazer a curiosidade sobre o mesmo, esta pesquisa vai ainda ter como ponto de apoio a internet e a leitura de um livro da sua autoria. Espero assim com prazer proporcionar um trabalho de interesse para que todos os ilustreis que o atentem possam adquirir mais conhecimento sobre o mais brilhantíssimo e magnífico poeta português do século XlX.
Biografia
José Maria de Eça de Queirós nasceu em Novembro de 1845, numa casa da Praça do Almada na Póvoa de Varzim, no centro da cidade, foi baptizado na Igreja Matriz de Vila do Conde. Filho de José Maria Teixeira de Queirós, nascido no Rio de Janeiro em 1820, e de Carolina Augusta Pereira de Eça, nascida em Monção em 1826. Eça de Queirós foi baptizado como filho natural de: José Maria de Almeida de Teixeira de Queirós e de Mãe incógnita, fórmula comum que traduzia a solução usada em casos similares nos registos de baptismo quando a mãe pertencia a estratos sociais elevados.
Seis dias após a morte da avó que a isso se oporia, casaram-se os pais de Eça de Queirós, quando já ele tinha quase quatro anos. Por via dessas contingências foi entregue a uma ama, aos cuidados de quem ficou até passar para a casa de Verde Milho em Aradas, Aveiro, em casa da sua avó paterna que faleceu em 1900.
Nessa altura, foi internado no Colégio da Lapa, no Porto, de onde saiu em 1861, com dezasseis anos, para a Universidade de Coimbra onde estudou direito.
Em Coimbra, Eça foi amigo de Antero de Quental outro escritor e poeta português que teve um papel muito importante no movimento da Geração de 70, ou Geração de Coimbra, foi um movimento académico em Coimbra no século XIX que veio revolucionar várias dimensões da cultura portuguesa, da política à literatura, onde a renovação se