Extração DNA
Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos, ou seja, são polímeros. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre. Esse grupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado. Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas (AMABIS, 2012).
Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. No momento da digestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. A reação de quebra ocorre através da hidrólise. Note que a reação de união entre dois monossacarídeos ocorre pelo processo inverso, reação por desidratação (AMABIS, 2012).
O amido é uma mistura de polissacarídeos, os quais apresentam na sua composição dois tipos de polímeros da glucose: amilose e amilopectina. Amilose: amilopectina determina muitas propriedades de géis de amido, tais como limpidez, viscosidade, textura, tendência à retrogradação, e habilidade de resistir a ácidos, agitação e extremos de temperatura. A amilose é uma molécula essencialmente linear, consistindo de unidades piranosídicas de D-glucose ligadas -(1®4), com uma pequena quantidade de ramificações (cerca de 10 pontos de ramificação por macromolécula) em ligações (1®6). Em contraste, a amilopectina é uma molécula altamente ramificada. É composta de cadeias de unidades piranosídicas de D-glucose ligadas -(1®4), de vários comprimentos, unidas por ligações -(1®6) a outras cadeias semelhantes (CAGANI, 2009).
Além disso o amido é um produto bastante valorizado enquanto ingrediente para alimentos. A razão desta valorização vem de suas propriedades de aplicação. Estas propriedades são definidas por características como tamanho dos grânulos, teores de amilose e amilopectina, e tipo de