EXTRAÇÃO DE ÓLEOS
Extração líquido-líquido (ELL), também conhecida como extração por solvente ou partição, é um método para separar um componente ou componentes específicos de uma mistura de líquidos baseado em suas diferentes solubilidades em dois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico. É um processo de separação que objetiva a extração de uma substância de uma fase líquida em outra fase líquida. Extração líquido-líquido é uma técnica básica em laboratórios químicos, onde é realizada usando-se um funil de separação. Pode-se também utilizar para separar o soluto do solvente inicial utilizando outro solvente com que o soluto tem mais afinidade.
Em outras palavras, é a separação de uma substância de uma mistura por preferencialmente dissolver esta substância em um solvente adequado. Por este processo, um composto solúvel é normalmente separado de um composto insolúvel. Extração de solvente é utilizada no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostos orgânicos finos, o processamento de perfumes nos quais, um dos métodos de extração desses óleos das plantas é a Extração Por Solvente, onde se utiliza do hexano para retirar os óleos presentes na planta.
Para tal assunto foram preparados experimentos com o objetivo de obter óleos e também o iodo por meio da extração por solvente, utilizando clorofórmio, álcool ou hexano.
PRÁTICA 02) EXTRAÇÃO DE ÓLEO DO AMENDOIM
OBJETIVO
Estudar o percentual de óleo extraído do amendoim, com diferentes solventes.
MATERIAIS
Becker;
10 g da amostra(amendoim);
50 ml de solvente(hexano);
Papel de filtro;
Balança;
Banho maria;
Estufa;
Proveta;
Grau e pistilo.
PROCEDIMENTOS
Pesou-se um bécker e anotou-se;
Pesou-se 10 g da amostra e anotou-se;
Mediu-se 50 ml de solvente na proveta;
Triturou-se a amostra no grau com ajuda de pequenas porcões de solvente;
Filtrou-se em um papel tarado e lavou-se utilizando o restante do solvente;
Levou-se o bécker ao banho maria