Extração de DNA de Células Vegetais
Ano lectivo: 2013/2014
Ano de escolaridade: 11ºano
Disciplina: Biologia e Geologia
Docente: Goreti Fernandes
Outubro de 2013
Extração de DNA de Células Vegetais
Trabalho elaborado por: Tiago Romão 11º1; nº19
Índice
Conteúdo
Introdução
Nesta actividade experimental, extraímos uma porção de DNA de uma célula vegetal (cebola),tendo como objectivos: conhecer técnicas de extracção de DNA das células e compreender o processo necessário à extracção do DNA.
Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucleico (DNA ou ADN): molécula longa, constituída por uma sequência de nucleótidos, que por sua vez é formado por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose), um grupo fosfato, e uma base azotada. Essa importante molécula contém as informações básicas para a formação de um ser vivo e para sua reprodução.
Como já disse, o DNA é formado por nucleótidos, existem quatro tipos de nucleótidos, representados pelas letras A, C, G e T (Adenina, Citosina, Guanina e Timina). As formas como esses nucleótidos se dispõem é que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mínimas mutações ocorridas em apenas um nucleótido, pode alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas, que podem comprometer o ser vivo. Assim, os quatro tipos de nucleótidos ordenam-se de diversas maneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos.
Protocolo Experimental
Material:
Cebola;
Almofariz;
Bisturi;
Banho-maria;
Pano;
Proveta de 100 ml;
Funil;
Gobelé;
Tubo de ensaio;
Água destilada;
Detergente da louça;
Cloreto de sódio;
Etanol frio;
Vareta de vidro;
Pipeta de 10 ml.
Procedimento experimental
1. Descascar uma cebola, cortá-la em pequenos pedaços e esmaga-la num almofariz;
2. Adicionar uma solução composta por: