Extravismo
Extrativismo é a atividade de extrair da natureza os recursos, como vegetais, minerais e animais, para fins de atividade econômica
O extrativismo deve ser realizado sempre respeitando a natureza. O extrativismo predatório pode causar sérios danos ao meio ambiente. O corte de madeira ilegal, por exemplo, pode gerar a desertificação das regiões afetadas, alterando o clima e trazendo fortes impactos para o nosso ecossistema
Um dos grandes problemas do extrativismo é a extinção desses recursos. Uma prova disso é a extinção do pau-brasil, primeira atividade econômica que os portugueses praticaram no Brasil.
“Fonte “http://www.escolakids.com/extrativismo.htm”
Extrativismo animal: pesca e caça.
Extrativismo vegetal: extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como madeira (Pinheiro) e Erva Mate. Não podemos confundir extrativismo vegetal com agricultura. No extrativismo, o homem somente coleta os recursos que a natureza lhe dá; na agricultura, o homem faz a colheita do que plantou e cultivou.
O extrativismo vegetal também é chamado de coleta vegetal
Extrativismo mineral: é a extração dos minerais úteis que existem na crosta terrestre, como o carvão mineral e o xisto betuminoso. O extrativismo mineral também recebe o nome de mineração.
Existem leis que defendam as nossas riquezas? A nossa Constituição fala muito a respeito de nossas riquezas; preocupam-se com a preservação das nossas riquezas, pois sabem que sem elas não vivemos.
Criaram leis priorizando a preservação de nossas matas, rios, lagos, etc. Mas o que eles tem a nos falar não saem dos papéis; pois a nossa realidade á muito diferente: desmatamento e desaparecimento das nossas matas; poluição de rios; animais morrendo e espécies ameaçadas de extinção, etc.
AS RIQUEZAS MINERAIS dO PARANÁ
Mineral: Calcário,argila, chumbo, talco, petróleo, arenito, Basalto, Granito, carvão mineral e xisto betuminoso
Onde Encontramos ;
CALCÁRIO – RIO BRANCO DO SUL,