Extrato de Espinafre
Resumo Neste relatório verificamos a possibilidade de analisar e registrar a porcentagem de álcool obtido em uma amostra de 50 mL de gasolina comum.
Ao ser comparado com o teor de etanol permitido pelos critérios de fiscalização da ANP (Agência Nacional de Petróleo), foi observado que a amostra está de acordo com as exigências do órgão.
Na aula prática foi possível associar o experimento aos temas visto em sala de aula, tais como: Eletronegatividade, Forças Intermoleculares, Solubilidade e Polaridade, Unidades de Concentração, Percentual Massa-Massa, Volume-Volume.
Objetivo
O experimento realizado em laboratório de química teve como objetivo de Separar e obter as clorofilas e carotenos presentes no extrato de espinafre. Em soluções em que tanto o soluto como o solvente é líquido, podemos estabelecer uma relação entre o volume de soluto e o volume de solução, denominada Percentual Massa-Massa e Percentual Volume-Volume.
Introdução
A gasolina comum é a mais consumida em nosso país, ela que utilizamos para realizar este experimento, é composta por hidrocarbonetos (composto orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos no petróleo bruto.
Em postos revendedores abastecemos nossos carros adquirindo a gasolina denominada “C”, que é resultado da soma do etanol anidro à gasolina “A” (sem mistura).
No Brasil, a gasolina “A” é fornecida pelos seguintes produtores:
Refinaria Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A);
Refinarias Particulares;
Formuladores;
Centrais Petroquímicas.
O etanol substância também encontrada na gasolina e que também pode ser combinada ao diesel, não é um derivado do petróleo. É conhecido como um combustível ecologicamente correto por ser obtido a partir da fermentação da cana-de-açúcar, que ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese nos canaviais.
Pode ser utilizado em qualquer veículo movido á álcool.
Forças intermoleculares são forças que unem moléculas