Extrativismo no Brasil (Preservação Ambiental)
O Brasil possui grande extensão territorial e variadas formações vegetaise geológicas. Assim, nosso país conta com grande diversidade e quantidade devários recursos naturais, vegetais e minerais. Nessa aula vamos conheceralguns dos produtos mais importantes em nossa economia conseguidos peloextrativismo.
Extrativismo vegetal
O Brasil tem uma das maiores biodiversidades do mundo, mas oprogressivo desmatamento de nossas vegetações naturais coloca em risco essabiodiversidade. A exploração predatória, muitas vezes ilegal, ameaça váriasespécies de extinção.Faltam centros de apoio para essa atividade no Brasil. A infraestrutura dearmazenagem e transporte é precária. A produtividade é baixa, as técnicas deextrativismo são arcaicas, há muito desperdício e o nível de rendimento paraas pessoas que trabalham nessa atividade é muito baixo. Constituem umamão-de-obra muito explorada que, muitas vezes, apenas subsiste. Muitasfamílias que trabalham nessa atividade vem sistematicamente abandonando oextrativismo vegetal e partindo para outras atividades econômicas.Infelizmente, muitas dessas famílias terminam por desmatar a área em quepraticavam originalmente o extrativismo vegetal para desenvolver aagricultura ou pecuária.
Produtos em destaque
*madeira – as florestas cobrem grande extensão do território brasileirogarantindo a existência de numerosas espécies de madeira para usos diversos.A mata de araucárias fornece madeira principalmente para a produção depapel e celulose. Trata-se de uma floresta homogênea e aberta que facilitamuito a extração. Atualmente cultivam-se florestas com espécies não-nativasde crescimento mais rápido nas áreas em que as araucárias já foram retiradas.A Mata Atlântica, apesar da proteção oficialmente estabelecida, continuaa sofrer com a exploração ilegal de suas espécies. A Floresta Amazônicaproduz muitas madeiras-de-lei (exemplo: mogno) e o extrativismo estáconcentrado nas áreas periféricas dessa