Geografia Objetivo
Módulo 50- Problemas ambientais brasileiros e mundiais.
Poluição:
Poluição das águas: Ocorre em razão de: Despejo de esgotos, resíduos industriais que causam a contaminação, uso de agrotóxicos que contaminam o lençol freático, construção de fossas, e prática do extrativismo primitivo.
Poluição dos solos: Contaminação por resíduos químicos (agrícolas), resíduos industriais, resíduos descartados sólidos não degradáveis, extrativismo primitivo (erosão, esgotamento, laterização).
Problemas do lixo:
A sociedade atual é consumista, e a geração de lixo aumenta com esse consumo exacerbado.
Formas de destinação:
Lixões: Os mais comuns, porém são poluidores e provoca proliferação de doenças.
Aterros sanitários: Consiste em resíduos compactados e enterrados. Possui maior cuidado com o ambiente e produtos da decomposição do lixo: chorume/metano.
Incineração: Queima o lixo e gera poluentes (fumaça).
Compostagem: Consiste em transformar restos de comida, esterco de animais e podas de árvore em adubo. O processo é lento.
Reciclagem: Reaproveitamento de determinados produtos: transforma um produto em outro. Efetua-se por meio da coleta seletiva.
Poluição atmosférica – Mudanças climáticas:
Efeito estufa: Emissão de gases poluentes provenientes da atividade humana, como o gás carbônico (queima de combustíveis fósseis) e o metano (decomposição do lixo, pecuária, uso de fertilizantes).
Expansão do buraco na camada de ozônio: A camada de ozônio protege a vida do planeta da radiação ultravioleta solar. É degradada pelos produtos químicos chamados clorofluorcarbonetos (CFCs), usado, por muito tempo, em refrigeração e aerossóis.
Ilhas de calor: Temperatura tende a aumentar nos centros urbanos, ficando mais quentes que as áreas vizinhas. Ocorre devido a retirada de cobertura vegetal e devido a vários prédios que funcionam como refletores e limitam a circulação do ar.
Inversão térmica: Concentração de ar frio próximo ao solo, evitando a dispersão de gases