Extra Ao Do RNA
DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR
PROF. MSc: SAMIR CASSEB
EXTRAÇÃO DO RNA LÍVIA SARUBBY THALES PROGÊNIO TAYANE AMARAL
Belém (PA)
Março/2014
1. INTRODUÇÃO
O DNA é um aglomerado de moléculas que contém material genético. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas e se localiza no núcleo apresentando uma estrutura de dupla-hélice. Já o RNA é formado geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado, e as moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA e é responsável peça produção de proteínas. O RNA se localiza em menor quantidade no núcleo e em maior quantidade no citoplasma.
2. OBJETIVOS
O trabalho de extração do DNA e RNA tem como objetivo a separação dos ácidos nucléicos do resto do sangue para utilização em vários tipos de exames como PCR, teste de paternidade, tipagem molecular, clonagem-transferência de genes dentre outros.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Pipeta
Tubo descartável de 1 ml
Seringa
Algodão
Pontera 100 ml
Luvas
Clorofórmio
Trizol
Tubo de ensaio
Etanol
3.2 MÉTODOS
Coletar o sangue do paciente, adicionar 500 ml de sangue no tubo usando uma ponteira de 100ml depois adicionar o trizol (1,4) para lisar a célula, agitar de à 10 vezes e esperar por 5 minutos e adicionar 400 ml de Clorofórmio agitar e esperar por 5 minutos nessa etapa vai ocorrer a separação do DNA do resto da celular, centrifugar por 7 minutos a 5 ou 10 mil RPM após a centrifugação o RNA começa a se separar do resto celular e se dividem em três fases na primeira no fundo do tubo encontra-se os restos celulares do sangue, na Segunda no meio do tubo encontra-se a solução amarelada que contém