extintor
Objetivos
Identificar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de um princípio de incêndio e as atitudes a serem tomadas.
Técnicas de prevenção e combate ao princípio de incêndio
Como o fogo se forma?
Fogo é a consequência de uma reação química denominada combustão que libera só calor ou calor e luz. Para que haja combustão ou incêndio, devem estar presentes três elementos interligados: o primeiro é o combustível, ou seja, aquilo que vai queimar e transformar-se; o segundo é o calor que faz começar o fogo; o terceiro é o oxigênio, um gás que existe no ar que respiramos e que é chamado comburente. Nos locais de trabalho existem esses três elementos essenciais ao fogo: ar (comburente) madeiras, papéis, álcool, etc. (combustível) e chamas de maçarico, lâmpadas, cigarros acesos (calor).
Faltando um dos três elementos do triângulo, não haverá fogo.
Triângulo do fogo
Tetraedro do fogo com sustentabilidade da combustão
Para que ocorra a combustão são necessários:
Material oxidável (combustível)
Material oxidante (comburente)
Fonte de energia (calor)
Para que ocorra a sustentabilidade da combustão é necessário somar:
Reação em cadeia
Reação em cadeia
• Reação em cadeia é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres, que são formados durante o processo de queima do combustível.
• O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combina com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
Técnicas de prevenção de incêndio
A proteção contra incêndios começa com as medidas que a empresa, e todos que nela trabalham tomam para evitar o aparecimento do fogo. Conclui-se que a palavra de ordem é prevenir e, sendo necessário, combater o fogo com rapidez e eficiência. Existem algumas maneiras básicas de evitar, combater e eliminar incêndios:
•