FATOR DE POT NCIA CONCLU DO
O fator de potência (FP) de um sistema elétrico qualquer que está operando em corrente alternada (CA), é definido pela razão da potência real ou potência ativa pela potencia total ou potência aparente.
Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presente, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá corrente elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que em um circuito com alto fator de potência.
O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes : potência ativa (P), medida em watts (W), potência aparente (S ou N), medida em volt-ampère (VA) e potência reativa (Q) medida em VAR (VAR), este grifados sempre em letras minúsculas. O fator de potência pode ser expresso como :
► FP = P/S
No caso de formas de onda perfeitamente senoidal P, Q e S podem ser representados por vetores que formam um triângulo retângulo, também conhecido como triângulo de potências, sendo que :
► S² = P² + Q²
Se 0 é o ângulo de fase entre as de ondas de corrente e tensão, e sabendo que a potência ativa não pode ser negativa (elementos resistivos não fornecem energia), então o cos 0 ≥ 0, consequentemente: -π/2 ≤ 0 ≤ π/2, então o fator de potência é igual cos 0, e:
► P = S . cos0
Por definição, o fator de potência é um número adimensional entre 0 e 1. Quando o fator de potência é igual a zero (0), o fluxo de energia é inteiramente reativo, e a energia armazenada é devolvida totalmente à fonte em cada ciclo. Quando o fator de potência é 1, toda a energia fornecida pela fonte é consumida pela carga. Normalmente o fator de