Expressão de sentimentos na escola
ALUNA: ADRIANA GONÇALVES LOURA HENRIQUE.
PROFESSORA: MSc.SANDRA DEDESCHI
DISCIPLINA: JOGOS E A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NA ESCOLA.
A atividade escolhida para apresentação desse trabalho foi um jogo com o seguinte nome: “TESOURO DE SENTIMENTOS” de autoria das profª Liliane Nunes com co-autoria das profª Luciana Lima, Marta Regina Pereira, Fátima Rezende e Gláucia Diniz, sendo que adaptei para a realidade de uma turma de 2º ano do ensino médio.
O objetivo do jogo é que os participantes consigam nomear as sensações se as emoções, percebendo os seus próprios sentimentos e os dos outros e levá-los a respeitar os sentimentos dos colegas e também das pessoas que vivem em sua volta. As regras do jogo:
Primeiro Momento: 1- Montar um jogo da memória para ser trabalhado ou disponibilizar um previamente construído com 20 cartões o que foi o caso, devido ao pouco tempo disponível para a realização da atividade, As imagens são tiradas de revistas, jornais em que pessoas estejam expressando diferentes emoções ou sentimentos. Os pares correspondentes às 10 imagens deverão ser representados por palavras que nomeiam os sentimentos expressos pelas imagens. Ex: Uma criança triste e o cartão correspondente com a palavra tristeza. O jogo da memória poderá conter 10 expressões faciais que remetem a sentimentos diferentes: alegria, dor, tristeza, saudade, raiva, medo, coragem, solidão, . 2- Disponibilizar as cartas no chão e solicitar aos participantes que se sentem em volta. Cada um, em sua vez, tem o direito de tirar uma ficha e procurar o seu par, como no jogo da memória tradicional.
Segundo Momento: 1- Após essa etapa, embaralhar todas as fichas e distribuí-las aleatoriamente aos participantes. Pedir que andem pela sala e encontrem seus pares. 2- Sentar em duplas e conversar a imagem e o sentimento presentes em suas fichas.