Expressoes culturais na favelas
Ensaio sobre o Movimento e Expressão Cultural na Favela e Comunidades.
Desenvolvido a partir do Rap da Felicidade do Mc Cidinho e Doca.
Disciplina: Antropologia Social I 5315 Professora: Micheline Ramos de Oliveira Acadêmica: Tatiane Leal da Silva
Curso: Serviço Social Matutino Turma: 03/309
Florianópolis, 1 de Julho de 2013.
Estudando o processo histórico da favela, analisamos que o seu surgimento foi pela necessidade de sobrevivência de uma população carente de recursos, estes cidadãos sem alternativas foram construindo suas casas em terrenos não povoados, assim essas comunidades cresceram com grande rapidez ao longo de anos, graças em parte, ao descaso do poder público.
Entretanto não foram só o surgimento de casas em terrenos não povoados que caracterizou as favelas, mas sim singulares expressões culturais. Assim sendo apresento a citação de Laraia no texto Como Opera a Cultura " Os indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificadas por uma série de características, tais como o modo de vestir de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças linguística, o fato de mais imediata observação empírica". Uma dessas características encontrada nos moradores da favela está a música, expressadas em vários gêneros como rap, funk, pagode e samba, tornando-se uma manifestação cultural e intrinsecamente um movimento social. ( Aqui Falar sobre esse movimento social, e o campo de possibilidades como sujeito de sua propria historia, quebrando paradigmas)
Por tais riquezas encontrada nesse movimento, de suas vivências cotidianas como violação de direitos, violência, criminalização, sexo, diversão e etc.. Escolhi um rap para meu ensaio, o Rap da felicidade de Cidinho e Doca, a qual valho-me de analisar considerando a importância de como afirma Velho " transformar o exótico em familiar e o familiar em exótico”. Em sua dialética "Observando o