Expressionismo
2005)
Expressionismo
Um movimento artístico e cultural de vanguarda, surgido na Alemanha no começo do século XX, que manifesta a sua expressão, acima de tudo, na pintura, mas também em vários outros campos da arte, como:
• Música
• Cinema
• Teatro
• Dança
• Fotografia
Expressionismo
As obras não têm preocupação com a beleza tradicional e exibem um enfoque pessimista da vida, marcado pela angústia, pela dor, pela inadequação do artista diante da realidade e muitas vezes pela necessidade de denunciar problemas sociais.
Expressionismo
Um
movimento eminentemente heterogêneo, convocado por artistas diferentes, com formações de diferentes tendências e níveis intelectuais.
Expressionismo
O movimento surge como uma reação ao positivismo associados aos movimentos impressionistas e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista em oposição à mera observação da realidade.
Principais Características
Uso de cores simbólicas, imagística exagerada e intensa. Uma característica das manifestações alemãs do Expressionismo é que em geral apresentam uma visão sombria da humanidade.
Principais Características
Movimento
heterogêneo, o qual proporciona uma atitude e uma forma de entender a arte que aglutinou diverso artistas de tendências variadas, níveis intelectuais, diferentes formações (arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro dança, fotografia, etc).
Principais Características
Deformação
da imagem e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. Principais Características
Preferências pelo patético, trágico e