Expressionismo
O termo “expressionista’’ surgiu pela primeira vez na Alemanha em 1904 ou 1905, com o grupo Die Briike (A ponte).
Afirma-se que esse estilo surgiu num período de guerras (primeira e segunda guerra mundial). Refletiu a angistia e a instabilidade do momento.
Em oposição ao impressionismo, o que importava para o movimento expressionista e a expressão dos sentimentos humanos.
A temática referia-se ao amor, ao ódio, ao medo, a miséria, a solidão, a angustia.
*Característica da pintura:
Enago das expressões (deformação)
Grande importância para a utilização da linha.
Lamatividade das cores. Os principais representantes das artes plásticas foram:Edward Much, Emil Nolde, Amedeo Modiglione, Oscar Yokoechsa, Gon Shiule, Ebain Soutne, Alberto Giacomite e Franci Banon.
No Brasil
No Brasil, Lasar Segall é considerado o representante mais expressivo.Na pintura, destacariam-se Candido Portinar, autor de telas e murais que representavam a vida social brasileira da época o trabalho escravo, a seca, a fome, segundo a partir do ano 1950, para a alutração formal ou geométrica. Conclusão :
O expressionismo é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial.
O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um comprometimento com a realidade externa, mas com a natureza interna e as impressões causadas no expectador. A