Exposição Xilogravura
Curso de Desenho Industrial
Campus Butantã
Norma Técnica: Escada Doméstica Métalica
SÃO PAULO
2013
Apresentaremos neste documento, um briefing para o projeto de desenvolvimento do produto: Escada Metálica Doméstica.
Para o desenvolvimento e fabricação do projeto em questão, foi necessário analisar a norma técnica ABNT NBR 13430 que especifica as características mínimas exigíveis para o projeto e fabricação de escadas domésticas metálicas.
Este projeto aplica-se às escadas metálicas e mistas de metal com diferentes materiais e que são utilizadas para serviços domésticos.
Para a elaboração do projeto e fabricação do produto, será necessário levar em consideração os seguintes pontos apresentados na norma analisada, já citada acima.
A escada deve possuir os seguintes componentes de acordo com a figura abaixo:
Para a realizaçao do projeto é necessário seguir os seguintes requisitos:
Alargamento
Os montantes laterais podem ser convergentes ou paralelos com alargamento na base (figuras 2 e 3).
Superfície dos degraus
As superfícies dos degraus e as plataformas projetadas para a subida ou descida, trabalho ou permanência, devem ser antiderrapantes, podendo ser frisadas, corrugadas, serrilhadas, denteadas ou cobertas com material antiderrapante.
Tamanho
O tamanho máximo da escada deve ser 3.000 mm (figura 8).
Inclinação
A inclinação determinada com a escada na posição aberta deve ser no mínimo 90 mm para a lateral dianteira e 50 mm para a lateral traseira (figura 10).
.
Largura e convergência
A largura da escada paralela deve ser no mínimo igual a 300 mm (figura 10). A largura das escadas convergentes deve ser no mínimo 250 mm (figura 10) e a convergência deve ser no mínimo igual a 40 mm para cada 500 mm de comprimento das laterais (figura 11).
Largura do degrau
A largura do degrau deve medir no mínimo 73 mm (ver figura 12).
Distância de apoio frontal e traseiro
Na escada