Exposição Ronaldo Azeredo
Vida e obra do artista Ronaldo de Azeredo que é um grande poeta do Concetrismo, movimento que marcou a literatura brasileira a partir da década de 1950.
INTRODUÇÃO
Este relatório abordará a arte do Concentrismo vivenciada na visita técnica ao Museu MAES. Relatando obras do artista Ronaldo Azeredo que utilizava a poesia concreta que é um tipo de poesia que busca ir além dos versos tradicionais, extremamente visuais, uma mistura de palavras e formas textuais.
DESENVOLVIMENTO
Observamos com essa atividade extracurricular que a utilização de imagens para transmitir uma mensagem era abordada em todas as obras. A poesia concreta se caracteriza pela ruptura do verso, a utilização do espaço em branco deixado na página. Ele busca em sua trajetória poética explorar a área cinzenta entre a literatura e as artes visual. Dentre as principais características de sua produção, estão o experimentalismo e o minimalismo, o poema Velocidade é o mais famoso de sua produção e se tornou o emblema do movimento.
“Velocidade – (1957-1958)”, em “Velocidade”, Ronaldo Azeredo, alcança um dos objetivos da poesia concreta que é ligar texto e movimento, ou seja, uma “estrutura dinâmica”. a velocidade não está somente na palavra (significado), mas no processo total, na estrutura do poema, ele também enfatiza a vibração pela junção de letras.
VELOCIDADE – Ronaldo Azeredo
Fotografia 1
O poema “Rua Sol (1957-1958)”, por exemplo, destaca uma poesia ideogrâmico por excelência o texto verbal, muito utilizada por ele. E proporciona uma satisfação que deriva da inversão e de uma estrutura perfeita.
RUA SOL – Ronaldo Azeredo
Fotografia 2
O “Labor Torpor (1964)”, tabuleiro de xadrez. Com um jogo de linguagens, de razão e intuição, vemos com isso que somente uma arte com a condição de novos