Exportação
EXPORTAÇÃO
MATHEUS HENRIQUE STEIN
Novo Hamburgo, dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
O crescimento das exportações brasileiras reveste-se de importância estratégica, tanto para as empresas como para o governo. Para as empresas, exportar significa melhorar a rentabilidade das operações, maior produtividade, diminuição da carga tributária, redução da dependência das vendas internas, experiência pela atuação em outros mercados, estímulo para aumentar a eficiência e a competitividade, aperfeiçoamento de recursos humanos e dos processos industriais, além de limitar riscos. Para o governo, o aumento nas exportações contribui para a obtenção de um equilíbrio na Balança de Pagamentos, aquecimento da economia e aumento na criação de empregos formais.
A exportação é de grande relevância para a empresa, pois é o caminho mais eficaz para garantir o futuro em um ambiente globalizado cada vez mais competitivo, que exige das empresas plena capacitação para enfrentar a concorrência estrangeira, tanto no Brasil como no exterior.
PEGAR DO LIVRO O QUE É EXPORTAÇÃO CONCEITO
Para o Brasil, a atividade exportadora tem também importância estratégica, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada das divisas necessárias ao equilíbrio das contas externas e para a promoção do desenvolvimento econômico.
O Brasil ainda é um país com diversas barreiras quando se fala em exportação, as alianças comerciais são poucas e fracas por ser um país muito fechado.
A exportação possui vantagens para as empresas, nas quais é possível citar a maior produtividade da empresa, a diminuição da carga tributária onde a empresa pode compensar os recolhimentos dos impostos internos via exportação, a redução da dependência das vendas internas, com a diversificação dos mercados (interno e externo) que proporciona a empresa mais segurança contra as oscilações dos níveis do mercado interno, o aumento