exportação
O objetivo deste trabalho é elaborar um Plano de Negócio (exportação) para as sandálias de dedo da empresa HAVAIANAS, fabricadas pela São Paulo Alpargatas na Paraíba, e que acabaram se transformando em produto de exportação. A atividade da empresa iniciou-se no Brasil, em julho de 1962. O foco principal da marca HAVAIANAS é trabalhar o design da sandália de dedo transformando-a em um acessório de luxo e glamour. Atualmente a HAVAIANAS é uma empresa comercial com foco também no comércio internacional. O Plano de exportação tem como objetivo fornecer informações para auxiliar a empresa em seu processo de introdução no mercado exterior, levantando informações do setor calçadista e informações externas, em busca de países alvo do mercado de exportação das sandálias HAVAIANAS "as legítimas".
Sumário
Introdução
De tempos em tempos, alguns produtos conseguem superar o campo da simples competição mercadológica para se impregnarem em nossa rotina. Seu poder de inserção chega a promover a criação de novas metonímias que, neste caso, nos levam a inverter um produto pela sua marca. Entre tantos casos, podemos apontar que as Havaianas ocupam este privilegiado posto quando o assunto é a vestimenta dos nossos pés.
Criada em 1962 pela empresa Alpargatas, esse modelo de sandália apareceu no mercado consumidor brasileiro por meio de uma propaganda de traço fortemente utilitário. Ao invés de ressaltarem algum aspecto estético, as primeiras divulgações das Havaianas primavam pelo fato da sandália não ter cheiro, não se deformar ou soltar as tiras. Curiosamente, o valor de uso era sugestivamente posto acima do valor de troca.
Segundo o apontamento de alguns pesquisadores, o modelo das Havaianas teria sido inspirado em um modelo de sandália feito de madeira lascada e palha de arroz, comumente utilizado pelos agricultores japoneses. Talvez por isso, o modelo do solado conte com várias circunferências que mais lembram um grão de arroz. A inspiração nipônica