Alem dos objetivos
O Gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Eletrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal. Robert Van de Graaff (1901-1967), físico Americano, foi o criador do instrumento.
O gerador de Van de Graaff é um dos equipamentos mais presentes em feiras de ciências e experimentos didáticos. O aparelho deve sua fama à curiosa consequência de se colocar a mão sobre uma esfera carregada pelo gerador: se a carga for suficientemente alta, é possível que os fios de cabelo do “corajoso” que tocar a esfera fiquem todos eriçados. Um gerador de Van de Graaff é um dispositivo que utiliza uma correia de material isolante para acumular muitas cargas em uma esfera metálica oca. A esfera pode chegar a voltagens da ordem de milhões de volts.
Figura 1 – Esquema do gerador de Van de Graaff
Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera. Como as cargas são transportadas continuamente pela correia, elas vão se acumulando na esfera. Por esse processo, a esfera pode atingir um potencial de até 10 milhões de volts, no caso dos grandes geradores utilizados para experiências de Física atômica, ou milhares de volts nos pequenos geradores utilizados para demonstrações nos laboratórios de ensino.
Gaiola de Faraday
Para provar esse efeito, o físico britânico Michael Faraday fez, em 1836, um experimento para provar os efeitos da blindagem eletrostática. Ele construiu uma gaiola de metal carregada por um gerador eletrostático de alta voltagem e colocou um eletroscópio