Fichamento sobre Autismo
Referência Bibliográfica completa:
MEDEIROS, Renan Fasolin. Transtorno do Espectro do Autismo: principais aspectos e evolução do conceito. Revista Psicologia: Especial Autismo. Mythos Editora.5.ed. [2014?]. 66p.
RESUMO:
Sua classificação e seu conceito tem evoluido bastante na atualidade, passou de doença para condição, a qual a pessoa tem devido caracteristicas que afetam seu desenvolvimento. E, essa evolução de conceito se mostrou no DSM-5 em relação com os anteriores, que de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento mudou para uma categoria única e mais ampla, chamando Transtorno do Espectro do Autismo.
Mas, antes da evolução do termo autismo precisa-se primeiro do se nascimento, que aconteceu em 1911 pelo psiquiatra Eugene Bleuler, com a inteção de categorizar seus pacientes com esquizofrenia, pelo fato de se manterem "fechados" em seus próprios mundo, assim como é o significado da palavra autismo.
Apenas em 1943 que Leo Kanner, psiquiatra infantil, usou o termo de Bleuler para descrever um grupo de crianças com dificuldades de relação interpessoais, com isso, ele enquadrou outras caracteristicas distintas de pessoas que tem a condição do autismo. Nessa mesma época de Kanner, o psiquiatra Hans Asperger desenvolvia também estudos com crianças, mas com características diferentes, mas que eram voltados para o autismo.
No inicio do conceito do Espectro do Autismo, o transtorno estava ligado a Psicose Infantil, devido a isso, Kanner criou uma teoria a respeito das possiveis causas do autismo: a teoria das Mães-geladeira. Contudo, a diferenciação entre os dois termos começou a partir da década de 1980.
CITAÇÕES:
"O tema do autismo é relativamente recente nos campos da psiquiatria e psicologia. O conceito de autismo só começou a ser elaborado na década de 1940,