Exportação de Café para o Japão
2- Delimitação do Tema:
2.1 - Produto: Café
2.2 - País: Japão 3- Justificativa da escolha do produto: Café
Porque o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. A cultura ocupa 2,3 milhões de hectares no país. No espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição secundária para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais; sendo a primeira realização exclusivamente brasileira que visou à produção de riquezas.
O café continua sendo um dos produtos mais importantes para o Brasil. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.
O Brasil reúne amplas condições para sustentar a liderança que exerce no comércio mundial de café há mais de 150 anos.
O café é uma das grandes riquezas brasileira; e as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil, contribuindo á formação de capital no setor agrícola; seu cultivo, processamento, comercialização, transporte e mercado proporcionaram milhões de empregos, inserindo o Brasil nas relações internacionais de comércio. Sendo uma importante fonte de renda para a economia brasileira pela sua participação na receita cambial e pela transferência de renda aos outros setores da economia,
O café arábica é o carro-chefe das exportações brasileiras, representa cerca de 90% do total.
4- Justificativa da escolha do país: Japão
O Japão não produz nenhum tipo de grão de café, portanto, depende da importação para seu completo suprimento. A maior parte dos grãos de café importados sem processamento (como os grãos verdes) são torrados, moídos e embalados para venda posterior. O Japão também importa além dos grãos de café torrados, café instantâneo e extrato de café, mas em quantidade muito menor do que os grãos verdes de café.
O grão verde de café (SH 0901.11-000) representa cerca de 95% do total das importações