exportação
A exportação de café orgânico, é um dos mais importantes processos na cadeia de produção-consumo de orgânicos, que liga o produtor aqui no Brasil, ao mundo dos consumidores orgânicos.
No caso do café orgânico, o processo de exportação faz a ligação do hemisfério sul (produtor) ao hemisfério norte (consumidor) e quando essa comercialização é feita dentro do sistema Fair Trade, ouComércio Justo, ajuda no equilíbrio das riquezas, que geralmente se concentra nos países ricos do Norte.
Uma das etapas da exportação de café Orgânico é a estufagem do Container, ou em outras palavras é o carregamento do Container.
A estufagem pode ser feito no porto de saída do navio ou no armazém de café, que fica próximo à área de produção.
As fotos mostram a estufagem de um container de 20 pés - dry, com café orgânico da Fazenda Jacarandá(http://www.jacarandaorganico.com.br/) que será exportado àOrganic Coffee no Japão.
O container, retirado no porto de Santos, local de partida do navio, é levado ao local da estufagem, Dínamo Armazéns Gerais, em Machad0 - MG.
Deve-ser ter cuidado para utilizar um container limpo, e também que seja alimentício, ou seja, um container que não foi utilizado para carregar produtos químicos ou outros produtos que podem ser contaminantes.
Mesmo assim, o container é limpo novamente no armazém, e forrado com papel kraft, nas laterais e no piso do container.
Após esta etapa o café orgânico é carregado, utilizando esteiras com o objetivo de aliviar a carga dos carregadores de café, ou saqueiros, como eram chamados...
Em um container de 20 pés, pode se carregado com 330 sacas de 60kg de café orgânico, porém muita gente gosta de exportar com 300 sacas, uma quantidade com um pouco mais de folga.
Mesmo assim, no caso de café orgânico, um número bom é entre 250 a 300 sacas, visto que abaixo de 250 sacas, o custo unitário se eleva muito e nem sempre se consegue fazer lotes com 330 sacas de café