turismo
Alimentos Processados com Valor Agregado
•
O Brasil é muito exaltado como grande exportador do agronegócio. A ABIA, todavia, na linha de pensamento e orientação da Presidência da República, entende que é preciso desenvolver política industrial de apoio à exportação do valor agregado nacional, incentivando a competitividade da indústria local e o emprego no país.
•
O quadro a seguir mostra com dados oficiais da ONU que os EUA e países europeus, são os principais exportadores mundiais de alimentos.
PRINCIPAIS EXPORTADORES MUNDIAIS DE ALIMENTOS EM 2010
(em valor) (US$ Bilhões)
Países Exportadores
Mundo
EUA
Holanda
Alemanha
França
Brasil (total agronegócio)
China
Brasil (total alimentos processados)
Espanha
Canadá
Itália
Bélgica
Argentina
Austrália
Exportação em valor
(US$ bilhões)
1.050,7
112,5
72,3
64,7
61,0
58,9
45,2
37,8
37,1
35,8
35,2
35,2
31,1
21,0
Fonte: ONU-Intracen (www.trademap.org/tradestat/Country) , Elaboração ABIA
•
Como se vê, dos 3 principais países europeus exportadores de alimentos, apenas a França tem significado como produtor. Holanda e Alemanha são importadores, reprocessadores e reexportadores. Importam a matéria-prima de produtores agrícolas, agregam valor e exportam o alimento de valor agregado com suas marcas nacionais.
•
Considerando apenas a exportação do alimento processado, o Brasil é o 7º exportador mundial e, no geral do agronegócio, incluindo exportação de café em grão, soja em grão e matéria-prima, o Brasil é o 5º exportador mundial.
C:\Users\Alessandro.INTRANETABIA\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Outlook\FS84ZOK3\Sugestoes INDAL para Alavancagem Exportação Alims Processados.doc
1
Em volume o Brasil é o segundo exportador mundial.
PRINCIPAIS EXPORTADORES MUNDIAIS DE ALIMENTOS EM 2010
(em volume ) (1000 t)
Países Exportadores
Mundo
EUA
Brasil