Exporta o de Flores
INOKUTI, Denise Harumi
GARCIA, Karolinne Renata Moreira
PORCIUNCULA, Isabella Cristina Queiroz
Processos de Exportação de Flores e Plantas Ornamentais
SOROCABA
2015
FERRAZ, Roberta de Fatima
INOKUTI, Denise Harumi
GARCIA, Karolinne Renata Moreira
PORCIUNCULA, Isabella Cristina Queiroz
Processos de Exportação de Flores e Plantas Ornamentais
Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade de tecnologia de Sorocaba do curso de tecnologia em Logística sob orientação do Prof: Itamar Monteiro.
SOROCABA
2015
Sumário
1.Introdução
Neste trabalho pretende-se propor um modelo para avaliar o desempenho das atividades do setor de flores, com relação à integração da cadeia e à competitividade no mercado externo. Para entender quais as contribuições e entraves da logística para a floricultura, objetiva-se representar o setor por meio do modelo de insumo-produto, para analisar principalmente os processos logísticos, que interferem significativamente no desempenho da cadeia de suprimento de flores de corte.
O setor de flores e plantas ornamentais no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos. A partir da melhoria na estrutura produtiva de alguns produtores e na implantação de novas tecnologias, o setor tem procurado se adequar cada vez mais às exigências do mercado externo, onde há consumo per capita bem mais elevado e preços mais altos do que os praticados no Brasil, melhorando as perspectivas relacionadas à exportação desses produtos, já que a procura por estes no Brasil ainda é muito pequeno em comparação ao mercado externo.
Na cidade de Sorocaba a maior concentração de produtores de flores encontram-se no Ceagesp (A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) da cidade onde se pode encontrar infinidades de espécies de flores. Os produtores da cidade e região nos últimos anos tem cogitado a idéia de exportar seu produtos e ampliar seu mercado, porém para muitos a