Introdu o desenvolvimento 5s
INTRODUÇÃO
No Brasil, segundo pesquisa do Portal da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (http://www.codin.rj.gov.br/), as indústrias de alimentos e bebidas possui uma produção que tem uma influência impactante no PIB (Produto interno Bruto) equivalente a 9,5%.
Dentre esse valor, encontra-se um número crescente de empregos, que geram ótimos resultados para toda economia. O desempenho dessas indústrias não depende apenas dos setores de compras, vendas, manutenção, produção e outros; precisa de um sistema de administração maduro e eficaz que façam com que toda estrutura e inclusive, os outros setores da indústria funcione com eficiência.
Nesse sentido, a administração é importante, uma vez que ela se preocupa com a criação de produtos, serviços e programas para que a indústria produza a quantidade de produtos demandados com qualidade. Não somente no campo da produção, a administração auxilia os profissionais a criarem um ambiente agradável para se trabalhar. Chiavenato (1999, p.88) considera que o Setor de Recursos humanos trata de providenciar, aplicar e desenvolver profissionais nas organizações. O intuito é oferecer condições para que o processo de produção funcione de acordo com as necessidades da indústria, voltados a atender a demanda do mercado e, consequentemente, ao público alvo identificado pela organização.
A qualidade, o custo, o atendimento e a inovação são fatores críticos para a sobrevivência das organizações diante da nova realidade econômica, não somente brasileira, mas mundial. Por detrás disto, existe uma crescente preocupação das organizações em propor uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para todos os funcionários que exercem funções dentro das empresas.
Objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do QVT como ferramenta e maximização de resultados.
Pensando nisso, iniciaram-se programas de qualidade e produtividade dos profissionais,