Exploração
O trabalho escravo envolve produtores e empresários de todo o tipo de lugar, em vários cantos do Brasil, onde esses submetem muitas pessoas a explorações. Casos de escravidão são noticiados em jornais nacionais e internacionais diariamente como um fato comum.
Pensar que muitos precisam se submeter a trabalhos de formas desumanas, nos faz pensar que alguma coisa está errada. Apesar de algumas melhoras, as questões sociais que retratam as mais diversas realidades do nosso país ainda são alarmantes, um olhar mais atento para os direitos sociais e a forma como as riquezas estão distribuídas de forma tão desigual, são fatores que precisam de questionamentos para que possa haver algum dia uma melhora nas distribuições.
As vítimas da escravidão têm todas as idades: trabalhadores adultos e idosos, jovens, mulheres, crianças, adolescentes. Libertar escravos no Brasil do século XXI virou notícia comum... 115 anos após a abolição da escravatura.
É claro que o mundo mudou que a realidade do trabalho mudou, mas o fundamento do lucro do capital continua a ser a exploração e a opressão aos trabalhadores.
Apesar de o Estado brasileiro investir em diversas ações para combater o trabalho escravo, o que ele investe ainda não é o suficiente. Hoje em dia, além do mais, também está havendo a exploração de estrangeiros, aonde eles vêm pra o Brasil, enganados, com o objetivo de encontrar um emprego melhor do que os oferecidos em seus países.